O amanhã chegou!

Certamente já ouviu alguém falar que no futuro as empresas vão ter que mudar a forma de conversar com os clientes, vão ter que se mexer para se adaptar as novas tecnologias e assim por diante, não é? Pois esses tempos são agora e é importante que os empresários entendam as mudanças e as necessidades, para fazer dos seus negócios, algo, primeiramente aplicável e, depois, que gere renda, que seja bem-sucedido. Vamos começar uma série de artigos, falando justamente sobre estas mudanças e, apresentando alguns caminhos para fazer as empresas sobreviverem a elas.

Todo empresário, ao iniciar-se neste mundo, deve se planejar e pensar na prosperidade do seu negócio. Assim, imaginar como a sua empresa estará em dez, vinte, trinta anos. Pensando nisso, dentro deste planejamento, é importante acompanhar e entender as tendências e as exigências do mercado, ou seja, estar sempre de acordo com os avanços tecnológicos, técnicos e de postura, bem como, ao que público passa a exigir.

Aproveitando que citamos o planejamento, vamos começar dele, já que também é o primeiro passo para quem quer montar um negócio de sucesso. Antes mesmo de começar a trabalhar, é importante que seja realizado um plano de negócios bem estruturado. Assim, você não vai se perder em nenhuma fase da empresa, d a implementação a fase de estabilização e reinvestimento.

Além disso, é através desse planejamento, que saberá o tamanho do investimento, de onde virão os recursos e, quando que a empresa devolverá a você, o dinheiro que foi colocado no seu início. Por isso que o responsável administrativo é tão importante e essencial em qualquer negócio, por menor que seja.

É muito importante também separar as coisas. Muitos pequenos empresários se perdem, ao manter as contas da empresa vinculadas às contas pessoais. Esse é um erro primário e perigoso, já que, se saúde de um dos lados não andar tão bem, a do outro, vai acabar sendo prejudicada também.

Para elaborar um bom plano de negócios, basta parar por instantes, segurar a ansiedade e montar o seu projeto, sobre o negócio a ser criado. Existem vários modelos disponíveis gratuitamente na web – nós indicamos buscar o modelo que o Sebrae oferece.

As vantagens do planejamento bem feito não está apensa nas questões financeiras, só a partir que você poderá estabelecer um plano de comunicação, entender qual o público que deverá ser atraído, qual estrutura que precisará para a empresa e assim por diante.

E esta não é uma fase que deverá ficar esquecida depois da inauguração, muito pelo contrário. O planejamento deve ser sempre revisado e atualizado, ele deve ser o guia para administrar a empresa, só assim você conseguirá acompanhar as evoluções do mercado e, as novas e complicadas exigências do público atual e, dos que irá conquistar no futuro.

Como fazemos?

Todo começo de empresa depende unicamente das pessoas envolvidas com ela. Os donos precisam ter certeza sobre cada etapa de implementação e, cientes das responsabilidades para mantê-la. Mas, nada impede de buscar ajuda profissional para criar esse guia de atuação, bem como, aplica-lo de forma eficiente.

Nós do Estúdio M2OC, trabalhamos baseados em planejamento estratégico de comunicação e marketing para cada um dos nossos clientes. Temos o nosso planejamento e o seguimos para a nossa administração, sabendo o que precisamos fazer, quanto gastamos e, quanto devemos investir a cada mês, pensando no nosso crescimento.

Tendo o nosso planejamento como norte, podemos ajuda-lo a estruturar o seu, indicando ferramentas que cabem em seu negócio (existem muitos caminhos e, nem todos pode servir para você, essa oferta abundante acaba atrapalhando e confundindo quem está no começo). Vamos ajudá-lo a encontrar um público modelo (criando uma persona ou, algumas personas, com as características do cliente perfeito), organizar ações para conquista-lo e, ao mesmo tempo, outras, para fazer com que ele se torne cliente fiel e, propagador da marca.

O empresário deve estar atento e participar de cada momento da empresa, principalmente das fases de planejamento, mas é muito recomendável contar com quem já passou por isso e, sabe ler o que realmente precisa para fazer a empresa prosperar. E nós sabemos fazer isso e queremos participar dessa fase de implantação e das posteriores, firmando uma grande e bem-sucedida parceria. Para que isso aconteça, entre em contato conosco.