A minha agência de marketing digital ideal!

Estamos em um momento em que se a empresa não estiver na internet, acaba não existindo para o mundo. A web pode nos trazer público fiel, novos clientes, nos tornar conhecidos para nichos diferentes, enfim, nos abrirá portas que nenhum outro canal abriria. Mas como usá-la de forma adequada? Quem contratar para este tipo de serviço? Em dois artigos, vamos ajudá-lo a entender um pouco mais sobre marketing digital e como escolher a melhor agência para a sua empresa.

Hoje, é quase que uma regra, estar na web, desenvolvendo conteúdos sobre a marca, os produtos, contando os processos de produção ou, trazendo detalhes e curiosidades sobre os serviços. A empresa que não estiver conectada, é como se não existisse para o mundo, como dissemos anteriormente e, vimos falando nos artigos anteriores do blog.

Da mesma forma que a exigência de pensar em ações de comunicação e publicidade na internet cresce, cresce também a o número de ofertas e serviços, o que pode nos deixar confusos sobre os melhores caminhos ou, sobre quem procurar. Lembrando que um planejamento errado pode gerar muito prejuízo e até efeito negativo para a empresa.

Por isso, antes de sair em busca de uma empresa para terceirizar os serviços de comunicação, é necessário entender a real necessidade da empresa, baseando-se no plano de negócios e, considerando o próprio time antes.

Conheça a sua empresa antes de qualquer coisa

As principais perguntas que um empresário deve fazer antes de contratar uma agência de marketing digital ou até mesmo uma consultoria de comunicação (sim, são diferentes e vamos tratar melhor do assunto em um próximo artigo) são principalmente estas:

01. o que quero para a minha empresa, quais são os meus objetivos?

É necessário consultar o plano de negócios e entender o momento da empresa e qual o plano de expansão dela. Assim, você entenderá exatamente o que exigir da empresa ou profissional contratado e, assim, saber que resultados cobrar.

02. quanto posso reservar para investir em comunicação?

Antes de qualquer coisa, já falamos aqui, comunicação é um investimento sim e, um investimento essencial para o crescimento de um empreendimento. Depois disso, vale rever as receitas da empresa e saber o quanto dispõe para trabalhar a sua comunicação. Com isso, você vai conseguir estabelecer os limites possíveis e, evitar problemas com o financeiro, dando passos maiores que as próprias pernas.

03. o meu pessoal daria conta do serviço?

Conheça a sua estrutura, o seu time, saiba como cada um pode contribuir para o crescimento da empresa e valorize isso. Porém, não adianta força-los a fazer algo que não dominam, por mais que possua um time de marketing, se ele for mais voltado para vendas, muito provavelmente, não dominarão as técnicas necessárias para manter uma campanha de Google AdWords bem-sucedida, por exemplo. Tenha ciência do que a sua equipe pode fazer e, até quanto vale insistir em manter toda a comunicação dentro da empresa, sem mudar estrutura e o momento em que isso passa a interferir na produtividade.

04. qual a estrutura de comunicação eu preciso (nesse caso, um consultor pode ajudar)?

Depois de você entender a sua realidade, a estrutura da sua empresa, entender quem é o seu time, está na hora de conhecer o que o mercado oferece. São muitas ofertas, são muitos caminhos e, no meio de tudo isso, muitas promessas de milagres (é bom fazer uma pausa para deixar claro que não existe milagre em nada, sendo assim, desconfie de todas as ofertas de muito resultado por pouco dinheiro) e você precisa conhecer um pouco sobre tudo isso, para fazer a escolha certa. Nesse momento, vale conversar com um consultor, que fará uma análise de toda a realidade da sua empresa e traçará o seu melhor caminho para a sua empresa conquistar muito mais resultados.

Pronto, agora que você já conheceu mais ainda a sua empresa, está na hora de partir para a agência ideal para a sua realidade. Então acompanhe as nossa publicações nas redes sociais e na próxima semana, o novo artigo, contando como escolher a agência ideal, parte 02.

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