Contrate a melhor agência para a sua empresa (Parte 02)

Antes de sair buscando pela agência ideal, como falamos no artigo anterior (leia aqui), é preciso conhecer-se bem, entender as necessidades e até consultar um especialista, para ajudá-lo a criar um plano de comunicação para a sua empresa.

Agora sim, essa é hora de conhecer as concorrentes à sua agência ideal. Para isso, é importante se atentar à alguns detalhes sobre elas. Isso é feito a partir de pesquisas nos canais das agências, pesquisa sobre os seus clientes e histórico de projetos e, em um estágio mais adiantado, em conversas diretas com as candidatas. O importante é não deixar dúvidas no ar, então, pergunte absolutamente tudo o que achar necessário.

Hora de partir à campo, atrás de quem vai fazer a sua marca se tornar conhecida.

A primeira coisa que você deve fazer, depois de saber seus objetivos com as futuras ações de marketing e conhecer os tipos de agências e serviços, e bom listar todas as agências que atendam o que precisa. Assim, você consegue diminuir o seu campo de pesquisa e manter-se focado no que precisa realmente.

Depois, é importante conhecer cada agência da lista, saber quanto tempo atua – não que o tempo de atuação seja fator decisivo, muitas agências mais antigas podem não estar tão bem preparadas para ações especificamente voltadas para a web. O tempo de atuação vai possibilitar que entenda a estrutura e a forma de trabalho da agência.

Neste primeiro momento, vale conhecer a reputação da candidata, entrando em contato com outros clientes, analisando portfólio, casos de sucesso e afins. Outra coisa importante é conhecer como a agência atua naquela necessidade que você tem. Caso precise de espaço em redes sociais, vale monitorar como as agências candidatas cuidam da própria conta e das contas de seus clientes. É essencial que as agências cuidem da própria comunicação, fazendo dela, uma vitrine para seus futuros clientes.

Avalie as parcerias e as certificações. Não dá para contar com quem parou no tempo, não é mesmo? Quanto mais certificações de seus funcionários, mais a agência estará preparada para cuidar de novos projetos de comunicação. Isso principalmente em uma área em que tudo se renova a todo momento. É muito importante que o profissional de marketing ou comunicação esteja alinhado a estas renovações.

Já tendo eliminado muitas opções da lista, agora é o momento de entrar em contato com a agência, mais diretamente. É o momento de conhecer o seu pessoal, os seus casos de sucesso, para aí sim, pensar em falar de valores.

Para finalizar esta pesquisa, vale muito negociar, vale buscar a melhor proposta. Não deixe o preço ser o principal fator de decisão. Leve toda a proposta em consideração e mais que isso, todo o plano de ações a curto e longo prazo. Uma agência deve pensar tanto em ações pontuais, mas traçando uma projeção de crescimento, acompanhada de possibilidades de aumento de investimento por sua parte. Uma agência que quer criar uma boa e longa relação com o seu cliente, vai pensar em formas de dar condições para você aumentar os investimentos em comunicação.

Esta é uma pequena receita de como escolher uma agência de comunicação, visando o crescimento da sua marca, uma maior visibilidade e, com isso, um aumento de público fiel (que muito provavelmente se tornará cliente fiel).

Nós podemos ajudar

Nos colocando desde já como candidatos à sua conta (conheça o Estúdio M2OC), estamos prontos para antes de qualquer coisa, ajudar você a criar o plano de ação e depois, a torna-lo possível e real, fazendo com que estas metas se transformem em resultados.

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