O que faz um consultor de comunicação e marketing?

Estamos sempre falando sobre a importância de realizar um planejamento de comunicação, de entender quais os melhores caminhos para serem seguidos pela sua empresa, mas sabemos das dificuldades dos empresários em administrar tempo para tal tarefa. É nesta hora que entra em ação o consultor de comunicação e marketing e aqui, você entenderá mais sobre as suas funções e importância.

Você está com dificuldades em se organizar e parar para pensar nas ações de comunicação e marketing para a sua empresa? Então, é de um consultor que você precisa, antes mesmo de buscar ajuda de uma agência de publicidade ou, encontrar uma agência de publicidade que também ofereça o serviço de consultoria.

Na verdade, é um erro bastante comum, por parte dos empresários, entrar em contato direto com a agência de publicidade, sem antes entender o que precisa, sem antes traçar um plano de ação. As agências estão preparadas para executar, para realizar, mas nem todas, para planejar, o primeiro passo, ao se pensar em ações de comunicação e marketing.

É importante frisar que algumas agências de publicidades já contam com a consultoria em seu escopo de serviços. Quando isso acontece, é bastante interessante entregar a sua conta para tais profissionais, que irão se familiarizar com as suas demandas e necessidades desde o início dos trabalhos.

Mas afinal, o que faz um consultor? Este é o profissional que irá fazer um verdadeiro raio x da sua empresa, analisar ponto a ponto, escutar você e seus funcionários e daí, entender a realidade da empresa e as suas necessidades. Muitas vezes, ele não vai falar aquilo que você quer escutar, seu papel é apontar levantar erros e acertos, planejar ações de comunicação e marketing reais para a sua empresa (levando em conta os seus desejos, mas também, considerando as suas condições estruturais e financeiras para os investimentos).

É através deste planejamento que serão definidos os caminhos para as ações. Lembrando que existem inúmeras ferramentas e nem todas podem se adequar às suas necessidades. O consultor deve trabalhar em conjunto com o seu time, bem como, com a agência de publicidade quando contratada e, em muitos casos, continuar prestando serviços para a empresa, ajudando-o a ler os relatórios de resultados e definindo os critérios para continuar as ações.

O papel do consultor de comunicação e marketing é conhecer tudo que o mercado oferece para as empresas, analisar as necessidades dos clientes, elaborar um planejamento de ações, baseado nos objetivos da empresa, mas considerando a sua realidade cultural, estrutural e financeira. Uma das mais importantes funções do consultor é dizer não e abrir os olhos do empresário, visando sempre melhorar toda a comunicação da empresa, desde a interna, quanto a final, com os seus consumidores.

E as agências que oferecem consultoria?

As agências de publicidade já entenderam a importância de prestar o serviço de consultoria para seus clientes. Isso só traz benefícios para as partes, já que permitirá um melhor conhecimento sobre o cliente, aumentando as chances de sucesso nas campanhas.

O Estúdio M2OC é uma agência que oferece este serviço. Contamos com profissionais experientes que se baseiam em planejamento estratégico e, já na apresentação da proposta, começa a traçar este plano de ação, apresentando alguns possíveis caminhos.

Por isso, convidamos você para nos conhecer mais. Acesse o nosso site, conheça o blog, assine a newsletter, nos acompanhe, pois sempre trazemos conteúdos que vão aproximar você e a sua empresa, desse mundo cheio de oportunidades e armadilhas que é a comunicação. Depois, entre em contato para marcarmos uma conversa.

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