Propaganda: a arma do negócio

A propaganda não é apenas a alma do negócio, como dizem por aí, ela pode ser a sua arma definitiva para se destacar mais que seus concorrentes. Ninguém é diferente até que mostre seus diferenciais.

Nesta semana comemoramos o dia mundial da propaganda e já que ela está em evidência, vamos aproveitar para falar mais um pouco da sua importância no dia a dia de uma empresa. A conta é simples, se você quiser que o seu negócio prospere, precisa fazer com que o conheçam e não só, que tenham vontade de consumir o que vende e para isso, não adianta apenas fazer um produto bonito, com qualidade. Você tem que anunciar, tem que se mostrar para este público que deseja conquistar e isso tudo é feito, através da propaganda.

Na última semana, apresentamos a consultoria de marketing e comunicação, sendo o primeiro passo em busca deste público pretendido. Então, partimos hoje da elaboração do planejamento estratégico, para entrarmos de vez nas ações publicitárias.

Assim, depois de feito o planejamento e tendo todas as ações já estabelecidas, com seus custos, seus direcionamentos e por aí vai, é hora de colocar tudo em prática e é nessa hora que entra o publicitário ou a agência de publicidade.

Em um primeiro momento, serão discutidas as intenções das ações, é aqui que o cliente (empresário) vai detalhar seus desejos e encaminhamentos. Essa é a hora de passar o briefing e, a partir dele, serão estabelecidos os cronogramas, o tempo para obtenção de resultados. Depois, a equipe de publicidade vai contratar as mídias, criar as contas necessárias e criar as primeiras peças para as campanhas.

Depois desta fase inicial, tudo passa a ser mais fluido e natural, as ações começam a dar resultados, a equipe fará relatórios sobre o que está sendo feito e, tudo correndo bem, basta aguardar para que os frutos comecem a nascer.

Pausa para lembretes importantes:

1 – ação publicitária não vende sozinha, tudo depende muito do time de vendas que a empresa possui. A função das ações de comunicação em geral é tornar o nome da empresa, colocá-la em evidência, destacando seus pontos positivos, atraindo público interessado naquilo que esta empresa oferece. Isso tudo vai se transformar em venda, se quem está vendendo souber aproveitar toda esta movimentação;

2 – o publicitário ou mesmo o consultor não são milagreiros, nada vai acontecer de um dia para o outro. Na verdade, as ações precisam de tempo de maturação. Não é porque você fechou um contrato com uma agência, que vai começar a chover clientes apaixonados na sua porta, no dia seguinte. Tenha paciência;

3 – o contrato é muito importante, é uma segurança para todos os lados e deve ser cumprido. É claro que se surgir uma necessidade pontual e urgente, o profissional de comunicação vai tentar resolvê-la, mas tudo tem o seu preço, por mais amigo que este profissional seja. Valorizar o trabalho de comunicação é fazer com que a empresa contratada se motive mais ainda e defenda seu cliente ao máximo. Isso também serve para os contratos de assessoria de imprensa;

4 – existe um tempo de produção e esse tempo precisa ser obedecido. Deixando as situações de crises de lado, todas as demandas devem ser solicitadas com tempo hábil para a sua produção, principalmente se ela não estiver no cronograma aprovado. Lembrando que toda agência trabalha com uma taxa de urgência, para estas produções para ontem;

5 – para fechar, confie no seu investimento. Se está disposto a contratar um serviço de marketing e publicidade, confie nos profissionais que está contratando. Sim, é muito provável que eles saibam sobre comunicação muito mais que você. São eles que devem avaliar se uma ideia é boa ou ruim, lembrando que o gosto do cliente pode ser (normalmente é) diferente do seu, então, não adianta dizer que gosta ou desgosta de uma coisa, se ela for necessária para que mais gente seja atraída para a sua empresa. Para não ter problemas quanto a isso, pesquise e contrate os melhores profissionais e aí, meu amigo, deixe tudo na mão deles, que eles vão saber o que fazer (não estou falando para não participar de todo o processo, mas sim, para confiar na experiência do profissional que contrata e no poder que ele tem de ler o seu público e saber exatamente o que ele quer receber).

Para conquistar mais mercado, chame logo a Móqui

Pois é, nós nos colocamos à disposição tanto para aquela empresa que precisa de um projeto completo de comunicação, desde a consultoria, até a apresentação de resultados, como para aqueles que querem apenas algumas ações pontuais.

Somos uma agência completa e não temos medo de afirmar isso, já que contamos com profissionais altamente capacitados, que estão se atualizando o tempo todo e têm experiência para garantir muito mais visibilidade para a sua empresa, independe do ramo de atuação.

Acesse o nosso site e nos conheça melhor. Depois, entre em contato e batemos um bom papo sobre o futuro da sua empresa. E, para não perder nada do que fazemos, nos siga nas redes sociais: facebook.com/estudiom2oc | instagram.com/estudiom2oc